ILUMINAÇÃO IDEAL
A iluminação é um fator muito importante no projeto do quarto do bebê. Quando bem planejada, vai além da funcionalidade, realçando detalhes tornando a decoração ainda mais especial.
A arquiteta Marcella Mello destaca que não podemos desprezar a iluminação natural, pois é muito importe para a saúde do bebê e nos sá algumas dicas:
Dicas da Arquiteta:
1. Deixe entrar a claridade do sol preferencialmente na manhã.
2. Evite ao máximo colocar o berço próximo a janela devido as correntes de ar ou sol muito intenso.
3. As cortinas ajudam a controlar a incidência de luz natural no quarto, deixando o ambiente agradável.
4. Além do lustre de teto, é aconselhável ter um abajour ou uma outra lumináriade luz indireta, principalmente para as trocas noturnas. Elas também deixarão um ambiente mais suave e tranquilo para o seu bebê.
5. Peça a um profissional que instale um dimer para controlar a intensidade da luz geral nas horas de descanso e trocas.
6. A iluminação indireta é a mais indicada para evitar o contato visual dos olhos do bebê com a fonte de luz. Lustres com cúpula e lâmpadas mais fracas são uma boa escolha, além de wall washers*.
7. Os painéis e nichos (principalmente de MDF ou gesso), podem conter iluminação embutida. Além de incrementar a decoração, criam efeitos aconchegantes.
*É uma técnica de iluminação que consiste em fixar pontos de luz dirigida através de spots ou com luminárias embutidas no teto ou com luminárias instaladas no chão ou ainda com projetores de pequeno porte, todos fixados em pontos equidistantes e focalizando uma extensão da parede causando nela o efeito de um "banho de luz". Este efeito permite destacar as texturas das paredes e valorizar a arquitetura.
Se você tem sugestões de pauta, dúvidas ou curiosidades
sobre temas de decoração para bebês e crianças, deixe seu comentário no post.
na próxima semana com um post especialmente criado pra você!
Participe!!