quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Brincadeiras de criança

Ontem foi o Dia das crianças! Dia delicioso cheio de alegria, presentes surpresas (nem tanto, né?) e muita diversão para filhotes e papais!

Em uma de minhas viagens virtuais, encontrei um site muito bacana que expõe obras e telas do artista carioca Ivan Cruz que retrata temas infantis e brincadeiras antigas de crianças. Isso mesmo! Aquelas que apredemos com nossos avós e brincávamos na rua com nossos amiguinhos.

Todo o seu trabalho se baseia em uma frase de sua criação: “A criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço no coração”. 

É bem verdade, não?

As telas são lindas, coloridas e nos levam a uma gostosa e saudosa viagem pela nossa infância!







Para ver mais visite o site do artista: http://www.brincadeirasdecrianca.com.br/

E dessas, você lembra?

Cinco Marias: são 5 pedrinhas de mesmo tamanho ou até mesmo saquinhos feitos com arroz ou areia. Jogue todas as pedrinhas no chão e tire uma delas, depois com a mesma mão jogue para o alto e pegue uma das que ficaram no chão. Faça isso até ter pegado todas. Na segunda rodada ao invés de pegar uma por vez, pegue duas. Na terceira rodada você pega três ao mesmo tempo e na última rodada você pega todas de uma vez só.
 
 Roda: forme uma roda e cante cantigas antigas, como pau no gato, ciranda-cirandinha, a canoa virou, pirulito que bate bate, samba lelê, se esta rua fosse minha, serra serra serrador, etc.

Escravos de Jó: Duas pessoas cantam a música (escravos de jó, jogavam caxangá, tira, põe, deixa ficar, guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá). Cada um com uma pedrinha ou um bombom na mão e vai seguindo o que diz a música.
Amarelinha: faça um risco no chão e numere de 1 a 10, no ultimo faça um arco representando o céu. Pule com um pé só dentro de cada quadrado, sem errar.
Batata quente: faça um círculo e deixe alguém de fora. Passe uma bola bem rápida de mão em mão e quem estiver fora diz: “batata quente, quente, quente, …, queimou!”, em quem a bola parar no queimou é eliminado.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Sweet Halloween

Essa festa tradicionalmente americana já ganhou espaço no calendário nacional e o tema inspira muita criatividade e originalidade para a decoração de festinhas, chás e encontros repletos de guloseimas engraçadinhas!

Encontrei algumas imagens na internet mostrando como morcegos, bruxinhas, fantasmas e outros monstrinhos aterrorizantes característicos da Festa de Halloween podem dar um toque todo especial à delícias como docinhos, bolos, cupcakes e cookies.

As cores laranja e preto, decoram com personalidade e criam todo o clima da data que deve ser comemorada dia 31 de outubro com muitas gostosuras e brincadeiras!








sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Primeiro Quarto - Decoração para bebês e crianças

Cômodas

As cômodas se tornaram um item do mobiliário quase que 
indispensável nos quartos de bebês.

Não só pela utilidade na rotina diária do bebê, funcionando    
como apoio para as trocas de fraldas e roupinhas
(changing table) e pela praticidade que oferece armazenando
e organizando os itens de higiene e peças de uso diário,
deixando tudo à mão, mas também pelo toque especial que
elas dão à decoração.

Nos mais variados estilos - do provençal clássico ao super
moderno -, cores e acabamentos, a cômoda é o lugar onde,
depois do berço (e do colinho da mamãe), o bebê passa a
maior parte do seu tempo.

Integradas a outros móveis ou solitárias, elas emprestam todo
o seu charme ao ambiente e se harmonizam com o tema da
decoração.







quarta-feira, 5 de outubro de 2011

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Você sabe o que é um Amigurumi?

  


Amigurumi é a combinação das palavras japonesas "ami" que significa crochê ou tricot e "nuigurumi" que quer dizer boneco recheado.
Essas pequeninas gracinhas são feitas na Espanha pela Knitting Dreams e tem essa carinha irresistível que deixa a gente com vontade de levar todos pra casa e encher o quarto das crianças.





A técnica usa lãs, feltro, plush, botões e muita criatividade e capricho para criar essas mini fofuras que cabem na palma da nossa mão.

  


 Em crochê, a Pepika, da Bósnia, também faz seus Amigurumis:


   

 Todas elas encontrei na Etsy, uma espécie de loja portal com vários produtos "Handmade".