Em uma de minhas viagens virtuais, encontrei um site muito bacana que expõe obras e telas do artista carioca Ivan Cruz que retrata temas infantis e brincadeiras antigas de crianças. Isso mesmo! Aquelas que apredemos com nossos avós e brincávamos na rua com nossos amiguinhos.
Todo o seu trabalho se baseia em uma frase de sua criação: “A criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço no coração”.
É bem verdade, não?
As telas são lindas, coloridas e nos levam a uma gostosa e saudosa viagem pela nossa infância!
Para ver mais visite o site do artista: http://www.brincadeirasdecrianca.com.br/
E dessas, você lembra?
Cinco Marias: são 5 pedrinhas de mesmo tamanho ou até mesmo saquinhos feitos com arroz ou areia. Jogue todas as pedrinhas no chão e tire uma delas, depois com a mesma mão jogue para o alto e pegue uma das que ficaram no chão. Faça isso até ter pegado todas. Na segunda rodada ao invés de pegar uma por vez, pegue duas. Na terceira rodada você pega três ao mesmo tempo e na última rodada você pega todas de uma vez só.
Roda: forme uma roda e cante cantigas antigas, como pau no gato, ciranda-cirandinha, a canoa virou, pirulito que bate bate, samba lelê, se esta rua fosse minha, serra serra serrador, etc.
Escravos de Jó: Duas pessoas cantam a música (escravos de jó, jogavam caxangá, tira, põe, deixa ficar, guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá). Cada um com uma pedrinha ou um bombom na mão e vai seguindo o que diz a música.
Amarelinha: faça um risco no chão e numere de 1 a 10, no ultimo faça um arco representando o céu. Pule com um pé só dentro de cada quadrado, sem errar.
Batata quente: faça um círculo e deixe alguém de fora. Passe uma bola bem rápida de mão em mão e quem estiver fora diz: “batata quente, quente, quente, …, queimou!”, em quem a bola parar no queimou é eliminado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.