sexta-feira, 24 de junho de 2011

Yoga Pré-Natal para uma gravidez saudável

Aulas de Yoga Pré-Natal para uma gravidez saudável - Por Adriana Vieira
foto: Loraine Prokish / Aula de Yoga pré-natal em Santos (Namaskar Yoga)
As aulas de Yoga Pré-Natal são um momento especial para mães e bebês estarem mais contectados, presentes e tranquilos. São diferentes das aulas de Yoga para “não gestantes”, pois a gravidez é um momento especial, e requer sim alguns cuidados e também preparativos para a hora do parto!
Esse momento da vida da mulher é muito diferente de todos os outros períodos. Há uma enxurrada hormonal que diferencia esse, de qualquer outro período de nossa vida!
Nos primeiros três meses da gravidez, em que o óvulo fecundado está se fixando na parede do útero para que o processo da gravidez continue ocorrendo, não é aconselhável que a mulher faça uso extremo de sua força muscular! Quando ela exagera demais, os vasos sanguíneos se contraem e o sangue tem mais dificuldade de levar o oxigênio ao feto, por isso: maneire!
Para quem nunca praticou Yoga e está iniciando as aulas de Pré-Natal, vale lembrar alguns dos Yamas e Nyamas (preceitos éticos) como Ahimsa (não violência) e Satya (a verdade) e utilizá-los em todos ásanas praticados. Sendo verdadeira consigo mesma, não sendo violenta, ou seja, não passando do seus limites e se respeitando essa nova fase da vida, expressando Santosha (o contentamento).
O corpo físico pede mesmo um descanso maior nesse período para que todo o processo das mudanças físicas e psíquicas possam acontecer! Aproveite para encontrar seu novo ritmo, se conhecer melhor e interiorizar–se ainda mais!
No Yoga Pré-Natal, algumas posturas podem/devem ser feitas do início até o final da gestação. São elas:

1-    equilíbro;
2-    fortalecimento do assoalho pélvico e períneo
3-    alongamento e fortalecimento da lombar
4-    alongamento lateral (criando espaços para o bebê se encaixar)
5-    respirações (ampliar a caixa torácica)
6-    relaxamento (para aquietar-se e diminuir a ansiedade

 No mês que vem você vai aprender a fazer as seis posturas acima!
NAMASTÊ!

Adriana Vieira é Instrutora de Yoga em Santos, com especialização em Yoga Pré-Natal pelo GAMA (Grupo de Apoio à Maternidade Ativa). Doula certificada e especializada em Parto Ativo, com Janet Balaskas, autora do livro com o mesmo nome. Pós-graduada em Hatha Yoga pela Uni-FMU, com curso de Iyengar Yoga para Casais, no B.K.S.Iyengar Yoga Institute Amsterdam (Holanda). Ministra mensalmente cursos de Shantala (massagem em bebês) e de Técnicas de Yoga para ”Casais Grávidos”.
Mais informações: 13 9787 6693

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.